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Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019
SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Art. 87 - Na  Educação  Infantil, a   avaliação   de   desempenho     do     aluno   será efetivada    por    meio    de     observações,   registros   e   relatórios    indicadores do desenvolvimento dos alunos.

Principais instrumentos e  procedimentos  de  avaliação na  Educação Infantil detalhados na Proposta Pedagógica:

  1. Observação
  2. Registro: caderno de observações, dossiê.
  3. Relatório;
  4. Vídeo
  5. Fotografia
  6. Fichas de avaliação
  7. Testes
  8. Auto-avaliação;

Art. 88 -  O  relatório a  ser enviado ás famílias   terá   uma   periodicidade trimestral e   dele    constarão   o   registro   coletivo   e   individual    do desempenho do aluno.

Art. 89 - Na Educação Infantil o aluno é promovido, automaticamente, ao final do ano letivo.

Ensino Fundamental e Ensino Médio

Art. 90 - Em cada trimestre letivo, para avaliação dos conteúdos da Base Nacional Comum, e Parte Diversificada do Ensino Fundamental e Ensino Médio,os pontos cumulativos serão distribuídos na seguinte proporção:

  1. 1ª etapa: 30 pontos, média 18 pontos.
  2. 2ª etapa: 30 pontos, média 18 pontos.
  3. 3ª etapa: 40 pontos, média 24 pontos

Os principais procedimentos e instrumentos de avaliação no Ensino Fundamental e Ensino Médio estão detalhados nos Planos de Curso;

  1. Observação
  2. Registro
  3. Relatório
  4. Provas individuais
  5. Teatro
  6. Projetos
  7. Dossiê
  8. Trabalhos em grupo
  9. Excursão (relatórios)
  10. Atividades do livro e ou caderno
  11. Pesquisa de campo
  12. Pesquisa via Internet
  13. Conselho de Classe
  14. Provas em dupla
  15. Provas em grupo
  16. Trabalhos
  17. Vivências
  18. Elaboração de jornais e revistas
  19. Para casa
  20. Avaliações orais
  21. Provas com consulta
  22. Performances artísticas
  23. Auto- avaliação

Durante cada trimestre serão utilizados, nas  disciplinas  que  tiverem três ou mais aulas semanais, em todas as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o mínimo de cinco instrumentos de avaliação.

Nas disciplinas que tiverem duas ou  menos   de   duas  aulas semanais,   o  número de  instrumentos  avaliativos na etapa, poderá ser inferior a cinco, desde que acordado em conjunto pelos Coordenadores Pedagógicos e Professores.

Art. 91 - distribuição dos  pontos de   cada    etapa,    no   Ensino   Fundamental  e no Ensino  Médio será:

  1. No mínimo, 80% dos valores total da etapa serão distribuídos sob a forma de provas;
  2. No máximo, 20% dos valores total da etapa serão distribuídos sob a forma de trabalhos;

As provas da etapa deverão ser, de  acordo com instruções  prévias definidas pelo  Coordenadores Pedagógicos, sendo assim:

  1. Totalmente discursivas;
  2. Totalmente objetivas
  3. Mistas (discursivas e objetivas);

Art. 92 - Em cada  etapa, o  número  de provas deverá prevalecer quantitativamente sobre quaisquer outras atividades  avaliativas e as provas individuais deverão prevalecer, em número e valor sobre  as provas em dupla e / ou em grupo.

Art. 93 - Além dos instrumentos avaliativos aplicados em  cada  etapa, haverá um outro instrumento, denominado Avaliação Suplementar:

§ 1º - A Prova Suplementar   será uma prova mista, na mesma proporção que cada   prova    individual ( I e II ),  com função de recuperação paralela para o aluno que não alcançar 80%  de aproveitamento no instrumento;

§ 2º - Ela funcionará  também como  Segunda Chamada para aquele  que,por  motivos justificáveis  e previstos em lei, tenha perdido alguma Prova Individual (I ou II)

§ 3º - Haverá, após cada bloco de provas individuais,inscrição  para  as Provas Suplementares;

§ 4º - Quando  ela  tiver função  de Segunda Chamada,  o   aluno   deverá procurar  a secretaria ,e,ou, o coordenador de seu segmento, no prazo de 48 após  a prova  perdida      para fazer a sua inscrição e apresentar  documentos  que justifiquem  a  solicitação. A  não obediência a esse prazo invalida o pedido de Segunda Chamada.

Art. 94 -  A Prova  Especial, será  uma prova mista (50% das questões abertas e 50% de questões fechadas),  com   função  de Prova Suplementar para os alunos  que perderam alguma    Prova Suplementar  com função de Segunda Chamada, excluindo, os alunos que fizeram a prova suplementar com objetivo de melhorar rendimento.

§ 1º - Somente terão direito à Prova Especial os alunos que não alcançarem 80%  na Segunda Chamada, excluindo, os alunos que fizeram a prova suplementar com objetivo de melhorar rendimento.

§ 2º - Essa prova cobrirá todos os casos excepcionais não resolvidos dentro do processo de  avaliação da etapa e previstos em lei.

§ 3º - O  aluno deverá  também fazer inscrições para a Prova Especial na secretaria e,ou, Coordenação de seu segmento;

§ 4º - O prazo  para pedido da Prova Especial se  esgota após 48 horas da data da Prova Suplementar com função de segunda chamada. 

§ 5º - A participação nas provas Suplementares da etapa será restrita a um número máximo de disciplinas, a saber:

1 - Três disciplinas no Ensino Fundamental;
2 - Quatro disciplinas no Ensino Médio;

Art. 95 - Para atender aos casos especiais   de   doenças  e as situações previstas no   Decreto- Lei     Federal   nº 1.044, de   21    de  outubro  de  1969,   a  Escola poderá,ainda,oferecer um outro    instrumento de    avaliação aplicados,  denominada  Prova Especial,e  ainda é reservado  a Escola  o direito de  cobrar  por   esse tipo especial de atendimento.

Art. 96 - A Prova Suplementar e a Prova Especial  não substituem, em hipótese alguma,  prova  ou provas  na  qual  o    aluno   tenha  tirado  nota  zero, por motivo de cola. De  acordo com  a conveniência   ou relevância,   poderão ser   incluídos como instrumentos válidos, em qualquer trimestre,modelo de provas que tenham características diagnósticas ou globalizantes;

Art. 97 - A ausência à Prova Suplementar ou  Prova  Especial,  justificada ou não, Implicará  atribuição da  nota zero  ao   instrumento avaliativo que ela deveria  substituir.  Não haverá Segunda Chamada de Prova Suplementar ou Prova Especial.
 As correções e os gabaritos das provas deverão ser entregues em Sala  de aula e  conferidos  pelos  alunos, durante a aula, na presença do professor. Não serão aceitas reclamações posteriores.

Art. 98 - Os  pedidos  de revisão de  notas serão  aceitas somente no dia de entrega de resultados, ao  final de cada trimestre, por meio de impresso próprio.

span style="font-weight:bold;">Art. 99 -  Quando necessário, ou conveniente, poderá a Direção  da   Escola, na figura de seu      Diretor, alterar a composição de tipos de questões de Avaliação Suplementar desde  que,  com  a antecedência necessária, de 10 dias úteis, sejam alertados publicamente os professores, todos os coordenadores e a equipe discente.

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